imunização

Em reunião, Pazuello garante a prefeitos que vacinação começa na quarta-feira

18.395

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse, nesta quinta-feira, a prefeitos que a vacinação contra a Covid-19 começará na próxima quarta-feira, às 10h. O início da estratégia, no entanto, depende de aprovação das vacinas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A declaração foi dada em encontro virtual com a Frente Nacional de Prefeitos. Ao todo, cerca de 130 prefeitos participaram da reunião. A prefeitura de Santa Maria teve participação na reunião de modo remoto.

Intenção de Consumo das Famílias sobe 0,7% em janeiro

No encontro, Pazuello disse ainda que a previsão da pasta é ter 8 milhões de doses ainda neste mês. O montante equivale às doses importadas pelo Butantan e Fiocruz, e cuja liberação para uso emergencial deve ser decidida pela Anvisa no domingo.

Nos últimos dias, o ministro vinha evitando dar datas para o início da vacinação, chegando a dizer, em declaração que foi alvo de críticas, que a estratégia começaria "no dia D" e "na hora H". Já em outros momentos, o ministro vinha citando três possibilidades para iniciar a campanha. A primeira, tida como "melhor hipótese", seria 20 de janeiro. Já a segunda, entre essa data e 10 de fevereiro, e a pior hipótese, após 10 de fevereiro.

A escolha da data também representa uma tentativa do governo federal se adiantar à previsão apontada inicialmente pelo governador paulista, João Doria (PSDB), para início da estratégia no estado - o que estava marcado para 25 de janeiro.

Nomes de professores da UFSM são usados em golpe aplicado por e-mail

Segundo o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette (PSB), um dia após ter informado que a vacinação iniciaria pelas capitais, Pazuello disse que a vacinação "começará em todo o Brasil". O ministro, no entanto, apontou aos prefeitos mais um fator como dependente para confirmar a data de 20 de janeiro: a logística.

- Será às 10h, dependendo de duas questões: da aprovação da Anvisa e da logística do voo, que é internacional para buscar as doses importadas pela Fiocruz. Se não for na quarta, dia 20, por qualquer problema de logística, ficará para quinta, dia 21 - diz Donizette, que veio a Brasília para acompanhar o encontro.

Ainda de acordo com os gestores, a previsão da pasta é que as 2 milhões de doses da vacina de Oxford importadas pela Fiocruz cheguem aos estados na segunda, 18 de janeiro. A distribuição aos municípios iniciaria no dia seguinte. O Rio Grande do Sul, contudo, prevê a chegada das vacinas em 20 de janeiro, e o começo da vacinação em até três dias.

- Não há definição de quantas doses chegarão para cada cidade na próxima semana. O certo é que as 8 milhões de doses serão distribuídas proporcionalmente à população de cada estado - disse nas redes sociais o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM).

Saiba como pedir reaplicação do Enem em caso de infecção por Covid-19

Segundo Donizette, o cálculo apresentado pelo ministério da reunião aponta que as 8 milhões de doses devem ser direcionadas a 5 milhões de pessoas. Isso ocorreria porque a vacina do Butantan demanda uma segunda dose após 21 dias, e a de Oxford teria um intervalo maior para isso, de três meses - daí calcular que as 6 milhões de doses do Butantan serviriam para 3 milhões de pessoas, e a de Oxford, para 2 milhões em um primeiro momento.

A pasta informou ainda aos representantes que, entre os primeiros grupos, estariam profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas, mas que mais orientações seriam dadas até a próxima semana. No encontro, alguns prefeitos também pediram que fossem priorizados os profissionais de educação. O ministério, no entanto, recusou o pedido, alegando que haveria "grupos mais prementes". De acordo com Donizette, a expectativa da pasta é ter 80 milhões de doses de vacinas disponíveis até abril.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Avião que buscará 2 milhões de doses da vacina de Oxford tem voo adiado Anterior

Avião que buscará 2 milhões de doses da vacina de Oxford tem voo adiado

Avião decola para buscar vacina contra a covid-19 nesta quinta-feira Próximo

Avião decola para buscar vacina contra a covid-19 nesta quinta-feira

Saúde